Lymphatic preservation using methylene blue dye during laparoscopic varicocelectomy: early results
Author
Ayman, Adwan
Author
A Mohamed, A seida
Author
Danny, Rabah
text
Papéis Avulsos de Zoologia
2009
49
38
503
527
http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.12659409
journal article
10.5281/zenodo.12659409
1807-0205
84.
Eupromerella picturata
sp. nov.
(
Fig. 6
)
Tegumento preto. Fronte revestida por pubescência amarelada, mais acastanhada conforme a incidência da luz. Olhos divididos, às vezes, com único omatídio entre os lobos. Lobos oculares inferiores tão longos quanto as genas. Vértice com pubescência amarelada; duas manchas pretas entre os lobos oculares superiores e outras duas atrás dos olhos. Perímetro dos olhos com pubescência amarelada. Antenas atingem o ápice dos élitros na ponta do antenômero IX nos machos e alcançam os ápices nas fêmeas. Escapo com pubescência amarelada; pedicelo e flagelômeros amarelados com os ápices pretos.
Pronoto com a área central primordialmente preta com pubescência amarelada numa área nos lados da metade basal. Pronoto com pontos profundos, principalmente na parte central; de cada lado, com elevação oblíqua à frente do meio e, do meio até a orla anterior, com elevação prolongada em carena longitudinal. Partes laterais do pronoto, junto aos espinhos, faixas irregulares no disco e nos lados da metade basal e partes laterais do protórax, com pubescência amarelada. Nas partes laterais do protórax, pontos pretos e bem contrastantes. Esternos torácicos com pubescência amarelada mais esparsa no centro do metasterno, com pontos contrastantes. Escutelo com pubescência amarelada no meio e preta nos lados.
Élitros com coloração de fundo castanho-amarelada; em cada élitro, faixa oblíqua de pubescência esbranquiçada, dos úmeros até quase o meio; no terço apical faixa preta dorsal, curva, da sutura até quase o meio; atrás da faixa preta, mancha de pubescência branca. Pontuação elitral evidente na área preta circum-escutelar. Demais pontos elitrais, pequenos e contrastantes. Extremidades com espinho curto no lado externo.
Fêmures com pubescência pouco densa nos pedúnculos e amarelada com pontos contrastantes nas clavas. Tíbias amareladas com dois anéis pretos. Metatarsômeros I e V com pubescência amarelada; II e III pretos.
Urosternitos com escassa pubescência amarelada, mais concentrada nos lados dos urosternitos II a V.
Dimensões em mm, respectivamente macho/fêmea:
Comprimento total, 8,5/9,2-9,5; comprimento do protórax, 1,9/1,9-2,0; maior largura do protórax, 3,0/3,4-3,5; comprimento do élitro, 6,0/6,4-6,6; largura umeral, 3,6/4,1-4,2.
Material-tipo:
Holótipo
macho,
Caxias
(
Campus
, UEMA,
Morro do Alecrim
),
25-30.XII.2008
,
F. Limeira-de-Oliveira
col., luz branca
.
Parátipos
com os mesmos dados do
holótipo
, fêmea (
MZSP
), fêmea (
MCNZ
)
.
Discussão:
O padrão de colorido de
Eupromerella picturata
sp. nov.
é semelhante ao de
E. clavator
(
Fabricius, 1801
)
; difere pelos flagelômeros III e IV amarelados com os ápices pretos, pela presença de área circum-escutelar preta nos élitros e pela faixa preta do terço apical dos élitros curva e restrita ao dorso (não atinge as margens). Em
E. clavator
os flagelômeros III e IV têm a metade apical preta, base dos élitros sem área circum-escutelar preta e a faixa preta do terço apical estende-se da sutura até a margem e com projeção para a região anterior.